“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. II Cor 5:17.”
Vamos tratar neste estudo sobre este maravilhoso texto da Palavra de Deus, onde encontramos um viver novo e a vida do nosso Senhor Jesus passa a ser o nosso tudo, nos dirigindo e dando um sentido real em todas as coisas.
Começaremos falando sobre esta declaração:
Estar em Cristo - Uma relação de companheirismo iniciada na nossa morte e ressurreição em Cristo. Romanos 6:8: “Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.” II Timóteo 2:11: “Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos”. Estar em Cristo é ter nele o suprimento de todos os nossos anseios, é ter uma nova maneira de pensar, onde nossos desejos são subjugados à vontade Dele; é ser constrangido por seu amor e cuidado, é estar sempre perguntando a Ele se isto ou aquilo será edificante para o seu reino, sabe como é? Significa não ter o direito a desejos egoístas.
Há uma comunhão com Cristo e, através desta comunhão, se processa a transformação do nosso ser na substância da natureza essencial de Jesus Cristo. Isto não significa conhecer de ouvir falar, mas uma relação de companheirismo: pois certa ocasião um Morávio (nascido na Morávia, antiga província da Tchecoslováquia, onde houve um grande avivamento, e que através de irmãos deste avivamento Wesley pode ver e ouvir sobre a real vida nova) pergunta a John Wesley : “você conhece Jesus?” Wesley retrucou “Sei que é o salvador do mundo.” “Sim, mas você o conhece?” Certamente, muitos poderiam responder da mesma maneira, pois podemos ter informações sobre Cristo, mas não conhecê-lo. Em Jó 42:5,6, lemos: “ com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza”.
Outra conotação de estar em Cristo é não viver mais para nós, não viver para nossos desejos, nossos planos. II Cor 5:15: “E ele que morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu”. É receber uma vida que busca a comunhão com o Senhor, maneiras de agradá-lo diariamente, negando-se. Lucas 9:23: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me”. Negar-se, mais especificamente, é rejeitar práticas que não condizem com a vida em Cristo, e negar o direito de agir como acha certo, mas optar pela vontade do Senhor.
Na seqüência, o texto acima traz a seguinte expressão Nova criatura: O termo nova criatura significa uma criação nova, onde seu desejo é viver na dimensão de Cristo. Outrora, era a natureza perversa que dominava; agora, a força da nova criatura é Cristo. Ser nova criatura significa ter nascido de novo, nascido de Deus, ter sido gerado pela palavra, ter sido feito novo homem pela fé no ato de Jesus Cristo no calvário, onde Ele nos atraiu, nos fez morrer e ressuscitar em vida nova ao terceiro dia (I Cor. 15:1 a 4).
Dessa comunhão resulta:- “As coisas velhas já passaram.” Coloss 3:8 a 10 “Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois já vos despistes do velho homem com seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”.
As coisas velhas - São as práticas provenientes de uma natureza velha, caída e escrava do pecado, porém, agora na direção da vida de Cristo, o novo anula o velho diariamente pelo conhecimento da Palavra. João 17:17: “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade”. Pelo conhecimento das verdades da Palavra, sabemos a vontade de nosso Comandante para todas as coisas. Gálatas 6:14: “Mas longe de mim esteja gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo”. É viver crucificado para os desejos carnais que trazem satisfações passageiras. As coisas velhas já passaram é um fato de fé, é o ideal de Deus em nosso viver diário, é a obra da santificação sendo realizada da fé para prática.
Tudo se fez novo - É procurar a prática de um viver vitorioso para Deus, onde o foco da vida é ser participante de um mundo novo nesta terra velha e deteriorada pelo homem e ter esperanças somente em Deus, e renunciar tudo o que diz respeito a nós e deixar que: Ele cresça e nós diminuamos.
Você está em Cristo? Caso sua resposta seja sim, viva para a glória do Pai. Caso seja não, peça fé para crer em sua morte juntamente com o Salvador naquela cruz e feliz vida nova.
Graça a todos.(Autor desconhecido)