Este mês de julho, na igreja, estamos estudando sobre o livro de Jó e quero compartilhar algo com vocês.
Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. Romanos 8.18
As escrituras não revelam de forma explícita o nome do autor do Livro de Jó. Há muitas especulações, mas ninguém pode afirmar com segurança quem foi o seu autor. Assim como Moisés recebeu informações e sabedoria, vindas do espírito Santo, para escrever os cinco primeiros livros da Bíblia, poderia ser ele o autor, mas isto não passa de uma hipótese, como essa outra: ou será que foi Eliú?. O importante é que alguém o escreveu, e o livro tem muito ensino para nós. O livro não é um conto de ficção – os acontecimentos foram reais.
Jó era íntegro, temia ao Senhor e desviava-se do mal; mesmo assim sofreu, para vencer as acusações de satanás. De uma coisa podemos estar certos: “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”, o crente tem de confiar sempre, seja qual for a situação. Jó não compreendia o que estava acontecendo com ele, mas não perdeu sua confiança em Deus.
Jó, no auge do seu do sofrimento, em diversas formas de expressar, amaldiçoou o seu nascimento e o dia em que veio ao mundo. Contudo, em nenhum momento pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. Muitos hoje tal como os amigos de Jó pensavam no passado, atribuem e ensinam erradamente a doutrina em que afirmam ser as doenças consequências do pecado. Jó não pecou, antes era reto e desviava-se do mal. Mas, satanás, inconformado com sua fidelidade e confiança em Deus é que tentou destruí-lo. Ainda hoje, o inimigo de Deus e de nossas almas anda ao derredor como leão que ruge procurando quem possa devorar. Todos abandonaram Jó, até sua mulher; porém seus amigos permaneceram junto dele para consolá-lo, embora com suas palavras não ajudassem muito. Jó, apesar do sofrimento, continuou firme no Senhor, até que se confirmou a sua vitória pela fé.
Porventura, não é o teu temor de Deus aquilo em que confias, e a tua esperança, a retidão dos teus caminhos? Jó 4.6
À medida em que avançamos no estudo do Livro de Jó, seja qual for a altura em que nos encontremos, somos estimulados a confiar sempre em Deus. Por isso, devemos conservar em nossos corações as palavras do Senhor Jesus que disse: "Tenho vos dito isso, para que tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (Jo 16.33). As aflições deste mundo estão ai. Não podemos dizer que nos livraremos delas; mas de uma coisa sabemos: Com a paz de Cristo Jesus inundando os nossos corações, venceremos todas elas. A palavra de Deus nos ensina que Ele nunca nos desampara. E, assim como não desamparou Jó, para cujas necessidades esteve atento, também os Seus olhos estarão sobre os seus filhos para guardá-los e abençoá-los. Ao único Deus Todo-Poderoso sejam dadas toda a honra e toda glória. Amém!
Sem comentários:
Enviar um comentário